O poder da sesta

O poder da sesta

Publicado em 20/11/2017

Pesquisas recentes mostram que dormir, ou apenas dar uma cochilada, pode reforçar o processamento de informações.

De acordo com os pesquisadores, a soneca do meio dia reverte a sobrecarga de informação e aumenta 20% o aprendizado. Os estudos sugerem que o cérebro utiliza o sono para consolidar as memórias de hábitos, ações e habilidades aprendidas durante o dia. Descobriram que o mau desempenho, o estresse e a irritação podem ser resultado de um dia de treinamento intenso, sobrecarregando apenas a parte do cérebro envolvida na tarefa a ser executada.

A utilização de sestas entre as atividades melhorou o desempenho das pessoas pesquisadas. A atividade elétrica cerebral e ocular monitoradas durante as sonecas demonstraram que nas sestas de uma hora, havia quatro vezes mais sono de ondas lendas (sono profundo) e sono de movimentos rápidos dos olhos (sono REM) do que nas sestas de meia hora. O estudo demonstrou que o sono de ondas lentas é um antídoto para a queda de desempenho e o estresse.

Portanto, não devemos nos sentir culpados por tirar aquela “super soneca” no trabalho ou dormir um pouco mais na noite anterior a uma prova.