Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio

Publicado em 04/09/2019

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é abrir espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

 Faça parte desta causa! E não se esqueça: a campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

 

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente.

No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. 

 

Mas como buscar ajuda se muitas vezes a pessoa sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. 

 

O suicídio é um ato de comunicação.

Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. 

 

Além da ajuda voluntária, a atuação profissional na detecção precoce do risco de suicídio em pacientes, seguido por uma assistência adequada, pode levar a um alto índice de prevenção de mortes por esta causa, segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV). Ao perceber possíveis sinais agende uma consulta e fale com um profissional.

No IMS, Instituto de Medicina do Sono você conta com um Corpo clínico de excelência constituído por renomados especialistas.

Agende sua consulta!

 

Fonte: Setembro Amarelo
Acesse a Matéria Completa
Aqui!